A blefarite é uma causa frequente de inflamação do bordo palpebral, junto às pestanas que causa desconforto e irritação.
Apesar de na maioria dos casos não ser ameaçador da visão, pode levar a alterações irreversíveis da superfície ocular com diminuição da visão.
A origem deste problema é multifatorial e complexa. Sabe-se que está relacionada com o desequilíbrio da flora das pálpebras - microrganismos que habitam as glândulas e a pele da região - e com a alteração do metabolismo das glândulas palpebrais. Este desequilíbrio altera a composição do filme lacrimal e causa inflamação das pálpebras e superfície ocular.
Consequentemente, está associada a olho seco, disfunção das glândulas de Meibomius, infestação pelo parasita Demodex, e a doenças da pele, como acne, rosácea, dermatite atópica e dermatite seborreica.
Os seus sintomas e sinais mais frequentes são:
- prurido,
- irritação e picadas nos olhos,
- lacrimejo,
- sensibilidade à luz
- visão turva.
Dependendo do tipo de blefarite, as pálpebras podem-se apresentar avermelhadas, com descamação gordurosa ou tipo caspa, com hordéolos e chalázios (“terçolhos”).

Em casos mais avançados pode levar ao crescimento de pestanas em direções anómalas ou à perda destas, úlceras e crostas palpebrais, perda de transparência da córnea e diminuição da visão.
Apesar de ser muito incomodativa e causar grandes transtornos na vida diária, tem tratamento.
Este inclui medidas de higiene palpebral, lubrificantes oculares e, em alguns casos, terapias específicas, como a luz pulsada e cirurgia (nos casos dos chalázios avançados), sempre com uma estratégia personalizada.
Em suma, é um problema frequente que tem tratamento. Se acha que pode sofrer de blefarite, procure o seu Oftalmologista.
Para mais informação:
https://www.instagram.com/p/CJ6ffhRgGpr/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MWF5ZXV2dXpqOTZuNg==
https://www.instagram.com/p/CJ8yVi0giOT/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=ZmFobWRnaDRtYzFp
https://www.instagram.com/p/CKMSKLFAhLQ/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=OXBpeDM1YjdiYnRo